Conservação

O Parque Arvorar se consolida como um importante fonte na conservação da biodiversidade brasileira por meio dos seus projetos. Conheça agora

Compre seu Ingresso
Home

Nosso projeto para conservação

Em dados coletados na Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) cerca de 12,5% das aves no mundo correm perigo. No Brasil, esse percentual é ainda maior, chegando a 20%. E no estado do Ceará a situação não é diferente. Dentre as principais ameaças estão a caça ilegal, destruição do habitat e o tráfico de animais, os quais expõem a biodiversidade ao perigo de extinção.

Os esforços para a preservação e conservação feitos pelas universidades, organizações não governamentais (ONGs) e empresas privadas tem atuado na contramão destas ameaças, agindo na recuperação das populações de seres vivos, tanto em seu habitat natural (in situ), quanto fora dele (ex situ). Os animais resgatados pelos órgãos ambientais têm uma segunda chance na vida na medida em que recebem os cuidados adequados, seja para recuperação de sua saúde e o seu encaminhamento à soltura, seja para sua manutenção sob cuidados humanos.

O Parque Arvorar dispõe de uma complexa infraestrutura, desde o setor de cuidados dos animais aos aviários onde os animais são mantidos. Os animais encaminhados ao Arvorar são cuidados por uma equipe completa de profissionais especializados em manejo de animais selvagens, que seguem protocolos de rotina de qualidade internacional e tem a sua disposição equipamentos de última geração para realização de monitoramento comportamental e de saúde.

Por meio do plano de bem-estar animal, o Parque Arvorar não só consegue trazer qualidade de vida aos animais que não podem ser soltos, como oferece um suporte adicional aos animais temporariamente depositados pelos órgãos ambientais e que serão encaminhados a programas de reabilitação e soltura. Assim, além de atuar no fomento à educação ambiental, o Parque Arvorar contribui com a conservação da fauna através do suporte aos órgãos ambientais e projetos de conservação, na manutenção de animais que servirão como banco genético de sua espécie e na reprodução de espécies em risco de extinção.  

Refauna: Projeto e Parcerias -  Jandaia Verdadeira e Periquito Cara-Suja

O Arvorar traz um projeto de conservação de aves nativas do Ceará. Essa é uma parceria com a Aquasis, uma organização não governamental (ONG) que atua na conservação da biodiversidade marinha e terrestre, e a Associação Caatinga, ONG que atua na proteção da Caatinga através de ações socioambientais.

O principal objetivo deste projeto é reproduzir e reintroduzir, a priori, duas espécies de aves ameaçadas de extinção no Ceará: o Periquito-Cara-Suja (Pyrrhura leucophthalmus) e a Jandaia-Verdadeira (Aratinga solstitialis). As cidades de Crateús e Aquiraz foram os dois municípios escolhidos para a primeira fase do projeto, onde a reintrodução das aves será feita em parceria com as comunidades locais que atuarão colaborativamente no monitoramento das aves e como guardiões locais da conservação destas espécies.  Esses municípios possuem áreas de Caatinga, que são o habitat natural dessas aves.

A reintrodução de aves é uma estratégia importante para a conservação da biodiversidade. Ao devolver as aves ao seu habitat natural, o projeto contribui para a manutenção da floresta e dos serviços ecossistêmicos que ela fornece, como a regulação do clima e a proteção do solo.

Bem-estar Animal

O Bem-estar Animal é um dos pilares do Parque Arvorar. Todos os animais do parque são contemplados com atividades de rotina que garantem melhoria na  qualidade de vida. Confira algumas delas

Balanceamento de dietas

Os animais recebem uma dieta balanceada por profissional da zootecnia, atendendo às necessidades nutricionais deles.

Exames clínicos de rotina

Os animais são submetidos a exames clínicos regulares para garantir a sua saúde através da medicina preventiva.

Ambientação de recintos

Os recintos dos animais são projetados para proporcionar um ambiente enriquecido e estimulante, garantindo maior liberdade de uso do espaço e expressão de comportamentos naturais.

Enriquecimento ambiental

Por meio desta técnica, são oferecidos rotineiramente aos animais recursos variados que trazem diversidade de estímulos, quebra de rotina e estímulo aos comportamentos naturais da espécie.

Condicionamento

São realizados treinamentos de rotina, com exercícios que estimulam a participação voluntária nos procedimentos de rotina (pesagem, avaliação médica e etc) e os treinos de voo com foco em manutenção da atividade física.

Aviários

Os aviários enriquecem a visita educativa e divertida ao Arvorar. São 3 espaços de imersão onde os animais poderão ser observados de pertinho, com educadores ambientais à disposição para tirar dúvidas.

Garanta seu ingresso
Aviário dos pequenos e barulhentos

Aqui serão encontrados os periquitos, marrecas e mutuns.

Aviário dos grandes e coloridos

Aqui serão encontrados as araras, papagaios, jabutis e cutias.

Aviário dos exploradores velozes

Aqui serão encontrados os passarinhos, jacus e inhambus.